segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Educadores e suas Sequelas

Ultimamente alguns fatos vem me chamando a atenção, fatos esses relacionados principalmente a saúde e bem estar dos Educadores Brasileiros, com isso, resolvi fazer uma postagem reativando meu blog e denunciando a verdadeira onda de sequelas que nós Professores estamos sujeitos a adquirir no decorrer de nossas vidas.
A animação ao lado trás atona somente alguns dos problemas enfrentados pelos Professores durante a sua vida, apesar de "divertida", não sinto nenhum pouco de vontade de rir dessas coisas que ainda acontecem com os formadores de opinião deste Pais. Além disso, ainda temos que atentar que nem todos aqueles que se dizem educadores sabem de fato o que é estar mergulhado em um sistema tão perverso e danoso ao cidadão.
Muitas pessoas não sabem, mas a vida de educador é uma verdadeira correria, entre uma aula e outra, nem sempre dar tempo de tomar um copo d'água, lavar o rosto para refrescar o calor, ou até mesmo relacionar-se com os demais amigos de profissão; como planejar uma boa aula? se nem mesmo temos o tempo de ministrar estas aulas, se hoje em dia, o Governo ver como sinônimo de qualidade na Educação coisas que mais se distanciam do que realmente seria importante para o seu sucesso.
O que dizer de gestores que somente "descem" nas escolas para cobrar horário, fiscalizar trabalhos, enquanto os educadores padecem de melhor atenção.
Além das doenças relatadas na ilustração acima, temos outras inúmeras, muito mais graves, e as piores delas não estão a vista, as piores são aquelas que consomem por dentro, mexem com a alma, afetam o brio, distorcem as vontades e almejos de ver a Educação dar certo, e tentar salvar o sistema, a qualquer preço.
Este mês uma amiga de profissão da Escola que trabalho no turno da noite entrou de licença, ela foi readaptada no período de 90 dias, o laudo médico "amplamente questionado pela SEDUC" dizia que esse lutadora tinha uma doença nas cordas vocais, e que precisava imediatamente se afastar das salas de aula, e iniciar um tratamento para reverter o seu quadro de saúde. Lamentável ver uma jovem professora doente.
 Mas bonito mesmo, seria ver os alunos de braços dados com os professores, denunciando o descaso com o sistema público de ensino, me dar nojo de ver a cara daqueles que tem a cara de pau de classificar a Educação como "não prioridade", e o pior é ver gente do lado desses inimigos da educação.
Ainda vou ver gente de volta as ruas, em uma só voz, que a paciência já está esgotada há muito tempo, e que a única saída para mudar essa crise social que nosso Pais vive, é investir em Educação de maneira séria e responsável.
Tivemos alguns avanços nos últimos anos, mas ainda são tímidos, a criação do FUNDEB, Lei do Piso, PRONATEC, PROUNI, REUNI, UAB e as recentes conquistas do investimento de 10% do PIB na Educação, além de 50% do Fundo Social do Pré-Sal e no último período a destinação de 100% dos royalties do Petróleo Brasileiro sendo investido em Educação.
E Agora Governador? será que ainda resta duvida de que fazer descaso com Educação é BURRICE?

Nenhum comentário: