domingo, 5 de junho de 2011

Nota da CTB-PA Educação sobre a luta dos Profissionais em Educação da Rede Estadual de Ensino


No meio do fogo cruzado entre SINTEPP e Governo do Estado, está a educação pública no nosso Estado, que passa por um crescente processo de sucateamento. Já é de conhecimento público as reais intenções do governo tucano em relação à educação, o descaso é tão evidente, tendo como lógica o Estado mínimo, as privatizações das empresas estatais, os arrochos salariais dos servidores públicos e o velho discurso de seus executores para impedir avanços e conquistas da categoria.
Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação arrancaram no governo anterior o PCCR. O Plano de Carreira, Cargo e Remuneração faz parte de uma conquista da categoria e não pode ser tratado com o descaso que vem sendo dispensado pelo governo tucano de Simão Jatene-PSDB, o que exige ações concretas e contundentes dos trabalhadores em educação, em especial da direção do SINTEPP que é o Sindicato da categoria, para resguardar as conquistas alcançadas.   
Na lógica neoliberal dos tucanos, a implementação do PCCR, com a garantia dos triênios, das licenças prêmios, e de todas as outras vantagens conquistadas com a luta dos trabalhadores e na aprovação e sanção do PCCR no ano passado, rumo a dignidade destes homens e mulheres que constroem e fazem a educação do Pará, vai de água abaixo se a categoria não intensifica as mobilizações e pressão ao governo do Estado.
Neste momento a unidade é fundamental, da categoria e de seus representantes, bem como, ampliando o debate e a campanha salarial com os demais sindicatos de servidores públicos do Estado, com o apoio do conjunto das centrais sindicais, rumo a um movimento capaz de desmascarar este governo, junto à opinião pública, que vem atacando e retirando direitos da classe trabalhadora, que é o funcionalismo público que executa as políticas públicas no Pará.
E esta categoria, que por diversas vezes, já demonstrou a sua força em vários momentos, na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade, por melhorias nas condições de trabalho e da infra-estrutura das unidades de ensino e pelo devido reconhecimento que tem que ser executado acima de qualquer discurso pelo poder público a esta brava categoria.
Portanto, a falácia de que o tempo não foi o suficiente para realizar o levantamento dos dados para a implementação do PCCR, não nos convenceu e não nos convence. Exigimos a imediata implementação do PCCR, e suas devidas correções rumo à ampliação de direitos, bem como exigimos eleições diretas para as direções escolares, negociação já com a categoria para o reajuste salarial e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação pública do Pará. Vamos a luta rumo a manutenção e ampliação de direitos e conquistas para a categoria.

Núcleo Sindical de Base da Educação - CTB/Pará

Compõe o núcleo os Profissinais:
Cleber Rezende – 9146-4100 / Thiago Barbosa – 8100-5447 / Nairo Bentes – 8134-8987 / Andréea 8165-3744 / Daniele Garcia 8147-3772 / Márcia Pinheiro 9114-0458 / Denison Cássio 8136-4460 / Luzia Canuto (94) 9153-11466 / Paulo Júnior 8189-0756 / Lucidalva Xavier 8283-6224 / Elton Carvalho 9129-3893 / Francisco Chagas (94) 9191-7446

www.portalctb.org.brctb.para@yahho.com.br - (091) 3222-3151 - Rua Carlos Gomes, 312 altos, Campina, Belém-Pará

Nenhum comentário: